85 ANOS DA OAB SP E CAMPANHAS PAUTAM VISITA DE DESEMBARGADORES DO TJ SP

A diretoria da OAB SP recebeu a visita de desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) na sede da Secional (06/06). Os juristas conversaram sobre iniciativas de ambas as instituições. Entre elas, a comemoração dos 85 anos de trajetória da Ordem paulista; os preparativos da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, marcada para novembro deste ano; o projeto do Memorial da Luta pela Justiça; e duas campanhas promovidas recentemente pelo Tribunal sobre valorização do Judiciário e adoção tardia.

O presidente da Ordem paulista, Marcos da Costa, contou aos desembargadores que a primeira exposição em homenagem ao aniversário de fundação da OAB SP reúne 45 capas históricas do Jornal do Advogado. “As peças escolhidas mostram momentos importantes da pauta de atuação da OAB SP na defesa dos direitos individuais e coletivos. Na época, o jornal foi idealizado para combater a censura”, disse. Os totens com as capas chegaram à Subseção de Campinas no início do mês e ficarão expostas lá até o dia 23 de junho. Na ocasião, os dirigentes da Secional entregaram medalhas e selos comemorativos dos 85 anos da Ordem paulista aos desembargadores Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, Ademir de Carvalho Benedito, Manoel de Queiroz Pereira Calças, Cesar Ciampolini, Roberto Nussinkis Mac Cracken e Mary Grun.

 

Durante o encontro, Mascaretti, presidente do TJ-SP, falou aos dirigentes da OAB SP sobre a campanha “Razões para Acreditar”, na qual o objetivo é valorizar a justiça paulista. Recentemente, ele visitou órgãos de comunicação e entregou o Relatório de Gestão do exercício 2016, com o objetivo de zelar pela transparência e divulgar as ações implementadas pelo Tribunal. Outra corrente de esforços é a campanha “Adoção Tardia” que visa o incentivo à adoção de crianças com mais de sete anos. Também estiveram presentes ao encontro o vice-presidente e o secretário-geral da Secional, Fábio Romeu Canton Filho e Caio Augusto Silva dos Santos.

Todos também visitaram a mostra “Líderes da advocacia e a construção dos 85 anos de história da OAB SP”. Trata-se da segunda exposição comemorativa que, por sua vez, destaca aspectos da trajetória de profissionais que contribuíram com as causas da advocacia e para consolidar sua entidade máxima no papel de guardiã dos ideários indispensáveis à sociedade brasileira nos campos da defesa dos direitos, da manutenção de liberdades, dos valores republicanos e na intransigente defesa do Estado Democrático de Direito.