Mercado Livre fecha investimento bilionário para dar nome ao estádio do Pacaembu

Ponto tradicional da cidade de São Paulo receberá nome da gigante do e-commerce por 30 anos

O Mercado Livre anunciou nesta quarta-feira (31) o que deverá ser o maior contrato de naming rights de um estádio de futebol da América Latina. Assim, o icônico estádio localizado na capital paulista passará a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu. O acordo prevê um investimento acima de R$ 1 bilhão por 30 anos de parceria – o contrato será de cinco anos renováveis por mais cinco até o fim do período.

“Esse será um dos maiores investimentos que o Mercado Livre vai fazer este ano no Brasil”, explicou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, em coletiva de imprensa. Especula-se no mercado que o valor anual irá girar em torno de R$ 40 milhões, acima do recente acordo entre São Paulo Futebol Clube e Mondelez para o naming rights do MorumBIS, estimado em R$ 25 milhões por ano, conforme noticiou o colunista Lauro Jardim.

Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, concessionária que pagou R$ 111,2 milhões em 2019 para administrar o estádio por 35 anos, afirma que o patrocínio não irá alterar a fachada do estádio. Por outro lado, o Mercado Livre terá mais de 70 pontos de exposição dentro do complexo, que terá hotel, centro de convenções, piscina olímpica, quadra de tênis e outros equipamentos esportivos. Em obras desde junho de 2021, a expectativa do executivo é que o estádio, que terá capacidade para 26 mil pessoas, comece a receber eventos no fim deste semestre.


Áreas em que o Mercado Livre irá explorar no Pacaembu (Reprodução)
Barella acrescenta que o local já está com 72% de sua ocupação deste ano fechada para eventos, feiras, shows e que há acordos encaminhados para receber jogos de futebol, com Cruzeiro, São Paulo e Santos. Há também a expectativa de que a Arena se candidate para finais de eventos, como a Conmebol Libertadores e a Copa do Mundo Feminina de 2027, caso o Brasil seja selecionado pela Fifa.

Yunes, do Meli, diz que o investimento será uma das iniciativas da empresa para comemorar seus 25 anos no Brasil. Considerado um dos dez principais pontos da cidade de São Paulo, o estádio do Pacaembu foi construído em 1940 e recebeu jogos da Copa do Mundo de 1950, além de grandes títulos de clubes paulistas, como, mais recentemente, Libertadores de 2011 do Santos de Neymar e da primeira conquista continental da história do Corinthians.


Estádio do Pacaembu, em São Paulo (Pedro Ernesto Guerra/ Santos FC)
O investimento bilionário do Mercado Livre vai em linha com outros grandes acordos de naming rights no país na última década. A seguradora alemã Allianz abriu a porteira em meados de 2013, com um acordo para dar nome ao estádio do Palmeiras, a exemplo do que já fez em outros estádios da Europa.

A Itaipava, na sequência, foi outra grande empresa a dar nome a uma arena, no caso a Fonte Nova, na Bahia. Em 2020, após as detentoras dos direitos de transmissão passarem a citar os nomes patrocinados dos campos, outros acordos começaram a sair, como o investimento da Hypera na Neo Química Arena, do Corinthians, e o MorumBIS, do São Paulo.

Fonte: Infomoney

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